App mobile com React Native
​
Construindo uma rede social corporativa sob medida
Desenvolvemos uma rede social corporativa em conjunto com a Critical Mass Brasil, agência do Grupo Omnicom em parceria com o Grupo In Press.
Fomos responsáveis por grande parte da implementação do projeto, desenvolvendo aplicações, front-end, back-end, aplicativos e desenhando a infraestrutura.
​
No app os colaboradores podem:
-
Criar publicações com fotos e vídeos
-
Comentar e curtir publicações
-
Responder a quizzes
-
Confirmar presença em eventos
-
Navegar em galerias multimídia
-
Ver um mapa com todos os estabelecimentos que fornecem descontos corporativos
-
Recomendar outros colaboradores
Os administradores podem moderar todas as interações, controlando o acesso de todos os colaboradores e gerenciando as informações do sistema.
​
Desenvolvendo o MVP
​
Aceitamos o desafio de implementar a primeira versão em um prazo agressivo e para possibilitar isso escolhemos ferramentas que tornassem o desenvolvimento mais ágil. Implementamos a área administrativa em Ruby por ser uma linguagem dominada pela equipe e que com o framework Rails fornece uma grande produtividade.
Visando um melhor controle da performance, o cliente sugeriu que a API fosse desenvolvida em Nodejs, tecnologia que também fazia parte das expertises da equipe. Utilizamos o protocolo GraphQL ao invés de REST convencional, ele se mostrou ideal tanto para o escopo do projeto quanto para uma melhor performance em dispositivos móveis.
​
Utilizando o React Native
​
Os aplicativos foram desenvolvidos em React Native, tecnologia mantida pelo Facebook, assim como o GraphQL. Com ele pudemos paralelizar o desenvolvimento entre os integrantes do time de forma muito mais produtiva e facilitar a manutenção ao centralizar o gerenciamento das regras de negócio para iOS e Android, tudo isso sem abrir mão da performance das tecnologias nativas.
O React Native também auxilia durante o desenvolvimento, permitindo debugging direto do console do navegador e atualização de código sem recompilação.
As expectativas do cliente e da equipe foram atendidas e ficamos bem felizes com as decisões técnicas que tomamos.
Adaptando o app às necessidades de cada empresa
​
Um dos desafios do projeto era permitir que cada cliente da Critical Mass tivesse uma versão customizada do aplicativo, escolhendo as features desejadas e até mesmo mudando a identidade visual. Acreditamos que React Native tornou essa customização bem mais simples do que se tivéssemos mantendo duas implementações nativas iOS e Android, principalmente nas mudanças de estilo pois ele possui um modelo de estilização que imita o CSS, agrupando as declarações em folhas de estilo.
​
Operando o sistema
​
A infraestrutura das aplicações do sistema foi baseada em containers Docker. Utilizamos diversos serviços da Amazon Web Services para hospedar os ambientes:
-
Elastic Beanstalk para controlar a disponibilidade dos containers (utilizando máquinas EC2),
-
Elastic Transcoder para processar vídeos,
-
Lambda para processar imagens,
-
CloudFront para otimizar a entrega de conteúdo multimídia
-
RDS para gerenciar os bancos de dados.
Também foram feitas integrações com as APIs do Google Places e Google Maps Geocoding.
Otimizando gastos
​
Visando otimizar os gastos com infraestrutura utilizamos o Kubernetes para fazer a orquestração escalável de diversos containers em um cluster reduzido de máquinas. Nos ambientes de homologação também utilizamos o Deis, com ele conseguimos acelerar a entrega de features para validação do cliente.
Oferecendo consultoria
​
Após o desenvolvimento do MVP a Critical Mass contratou uma equipe técnica própria e tivemos a oportunidade de fornecer consultoria sobre todas as tecnologias do projeto, através de suporte em tempo real e revisão de código.
​
Mais uma história de sucesso!!