Rua Frei Manoel da Ressurreição 1488 sala 44

Campinas - SP  - Brasil

Tel. (19) 3243-3441

Construindo uma rede social corporativa sob medida

 

Desenvolvemos uma rede social corporativa em conjunto com a Critical Mass Brasil, agência do Grupo Omnicom em parceria com o Grupo In Press.

Fomos responsáveis por grande parte  da implementação do projeto, desenvolvendo aplicações, front-end, back-end, aplicativos e desenhando a infraestrutura.

No app os colaboradores podem:

  • Criar publicações com fotos e vídeos

  • Comentar e curtir publicações

  • Responder a quizzes

  • Confirmar presença em eventos

  • Navegar em galerias multimídia

  • Ver um mapa com todos os estabelecimentos que fornecem descontos corporativos

  • Recomendar outros colaboradores

Os administradores podem moderar todas as interações, controlando o acesso de todos os colaboradores e gerenciando as informações do sistema.

Desenvolvendo o MVP

Aceitamos o desafio de implementar a primeira versão em um prazo agressivo e para possibilitar isso escolhemos ferramentas que tornassem o desenvolvimento mais ágil. Implementamos a área administrativa em Ruby por ser uma linguagem dominada pela equipe e que com o framework Rails fornece uma grande produtividade.

Visando um melhor controle da performance, o cliente sugeriu que a API fosse desenvolvida em Nodejs, tecnologia que também fazia parte das expertises da equipe. Utilizamos o protocolo GraphQL ao invés de REST convencional, ele se mostrou ideal tanto para o escopo do projeto quanto para uma melhor performance em dispositivos móveis.

Utilizando o React Native

Os aplicativos foram desenvolvidos em React Native, tecnologia mantida pelo Facebook, assim como o GraphQL. Com ele pudemos paralelizar o desenvolvimento entre os integrantes do time de forma muito mais produtiva e facilitar a manutenção ao centralizar o gerenciamento das regras de negócio para iOS e Android, tudo isso sem abrir mão da performance das tecnologias nativas.

O React Native também auxilia durante o desenvolvimento, permitindo debugging direto do console do navegador e atualização de código sem recompilação.

As expectativas do cliente e da equipe foram atendidas e ficamos bem felizes com as decisões técnicas que tomamos.

Adaptando o app às necessidades de cada empresa

Um dos desafios do projeto era permitir que cada cliente da Critical Mass tivesse uma versão customizada do aplicativo, escolhendo as features desejadas e até mesmo mudando a identidade visual. Acreditamos que React Native tornou essa customização bem mais simples do que se tivéssemos mantendo duas implementações nativas iOS e Android, principalmente nas mudanças de estilo pois ele possui um modelo de estilização que imita o CSS, agrupando as declarações em folhas de estilo.

Operando o sistema

A infraestrutura das aplicações do sistema foi baseada em containers Docker. Utilizamos diversos serviços da Amazon Web Services para hospedar os ambientes:

  • Elastic Beanstalk para controlar a disponibilidade dos containers (utilizando máquinas EC2),

  • Elastic Transcoder para processar vídeos,

  • Lambda para processar imagens,

  • CloudFront para otimizar a entrega de conteúdo multimídia 

  • RDS para gerenciar os bancos de dados.

Também foram feitas integrações com as APIs do Google Places e Google Maps Geocoding.

 

Otimizando gastos

Visando otimizar os gastos com infraestrutura utilizamos o Kubernetes para fazer a orquestração escalável de diversos containers em um cluster reduzido de máquinas. Nos ambientes de homologação também utilizamos o Deis, com ele conseguimos acelerar a entrega de features para validação do cliente.

 

Oferecendo consultoria

Após o desenvolvimento do MVP a Critical Mass contratou uma equipe técnica própria e tivemos a oportunidade de fornecer consultoria sobre todas as tecnologias do projeto, através de suporte em tempo real e revisão de código.

Mais uma história de sucesso!!